Frete grátis em compras acima de R$158,00

WhatsApp

5 curiosidades sobre o mundo do chá

Uma bebida simples, mas cheia de sabor e mistérios, o chá é amplamente conhecido e amado em todo o mundo há milhares de anos. Seu sabor cativante e sua diversidade continuam sendo apreciados por aqueles que valorizam uma bebida reconfortante. Conforme a tradição e a sua etimologia, consideramos que uma bebida é um chá quando ela é feita da infusão das folhas e brotos da planta Camellia sinensis

Você certamente já desfrutou de uma deliciosa xícara de chá, seja por motivos medicinais, seja pelo simples prazer de apreciar seu sabor. Presente em nossa vida desde tempos remotos, o chá tem se reinventado ao longo dos anos, ganhando novos sabores e formas de ser apreciado, mas sempre preservando a sua essência. 

Apesar de milenar, essa bebida ainda é cercada de curiosidades. Hoje, separamos cinco delas para conhecermos melhor e nos apaixonarmos ainda mais pelo tradicional e fascinante universo do chá. 

  1.    O descobrimento do chá é um mistério 

Uma das maiores curiosidades acerca da bebida está relacionada ao seu descobrimento. Existem várias lendas que narram a descoberta do chá; uma delas é a que envolve o imperador chinês Shen Nung. De acordo com essa lenda, o chá foi descoberto de forma acidental, quando o então imperador da China notou que uma folha de árvore havia caído em sua panela de água fervente. Ele decidiu provar a infusão e descobriu a sensação de bem-estar na bebida, transformando o chá em um ritual em seu império. 

Essa é apenas uma das lendas que cercam o descobrimento do chá. Independentemente de como tenha sido, essa descoberta trouxe uma imensa variedade de sabores e benefícios para o mundo, e o chá continua sendo apreciado até os dias atuais. 

 

  1. O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo 

Amado por muitos ao redor do mundo, o chá já foi conhecido apenas por suas propriedades medicinais. No entanto, ao longo do tempo, ele se tornou uma bebida apreciada em diferentes situações, transformando-se em um ritual, um momento de autocuidado, um acompanhamento para refeições ou simplesmente um hábito.

Hoje, séculos após seu descobrimento, o chá ocupa um espaço significativo na vida das pessoas e é a segunda bebida mais consumida no mundo, logo após a água. Esse resultado não é por acaso; aproximadamente 3 bilhões de xícaras de chá são consumidas diariamente. 

 

  1. O sachê de chá foi inventado por um americano 

Apesar de a cultura do chá ser bastante forte em países como China, Índia e Inglaterra, o clássico e prático sachê de chá foi criado nos Estados Unidos. De acordo com a história contada, o responsável pela ideia foi o importador de chá Thomas Sullivan, em 1908. 

Sullivan distribuía amostras de chá para seus possíveis clientes, enroladas em pequenos pedaços de seda. Um dia, um consumidor teria ficado confuso e usado o saquinho para criar uma infusão com água quente. Ao perceber a praticidade que a invenção oferecia, o importador começou a vender os pequenos saquinhos de seda com chá como infusores individuais e descartáveis para seus clientes. 

Em 1956, a Twinings of London começou a se adaptar ao costume norte-americano, iniciando a fabricação de chás embalados em sachês no Reino Unido. Hoje, os sachês de chá, embora feitos com outros materiais, continuam sendo uma maneira prática e eficiente de conservar o sabor e a qualidade das folhas aromáticas. 

 

  1. Chá não é tudo igual! Existem ao menos 6 tipos diferentes 

Normalmente, conhecemos os chás por seus sabores, mas sabia que eles são classificados de acordo com a sua oxidação e que existem pelo menos 6 tipos diferentes? São eles: branco, verde, amarelo, oolong, preto e pu erh

Quando a planta Camellia sinensis entra em contato com o oxigênio, ocorre um processo natural de oxidação, no qual suas folhas começam a escurecer. Para criar o chá perfeito e manter o sabor e a qualidade da erva, um especialista em chá, como nossos master blenders, controla a planta para que ela atinja a oxidação necessária e se transforme no tipo de chá escolhido.

 

  1. O chá traz inúmeros benefícios à saúde 

Os efeitos medicinais e fitoterápicos do chá acompanham sua fama onde quer que ele vá. Afinal, um chazinho é sempre bem-vindo, principalmente quando estamos precisando melhorar a qualidade do sono, ajudar a digestão após o almoço ou até mesmo diminuir o estresse no dia a dia. 

Vários estudos comprovam que o chá é um grande aliado da nossa saúde. Seus benefícios vão muito além da sensação reconfortante. Você sabia que o chá pode minimizar os riscos de doenças cardiovasculares? O hábito de tomar essa bebida pode trazer esse e muitos outros benefícios à saúde e ao bem-estar. O chá verde, por exemplo, é rico em diversas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, auxiliando na perda de peso e na prevenção de doenças neurodegenerativas. 

Cada tipo de chá pode trazer benefícios diferentes e aumentar a qualidade de vida. Por isso, nada melhor que inserir essa bebida no cotidiano, escolhendo seu sabor preferido e cuidando da sua saúde. 

 

Chá é muito mais que sabor 

Seja você um amante de chá ou não, é impossível negar que essa é uma bebida cheia de mistérios e que carrega histórias que a tornam especial. 

O chá pode ser utilizado para diversas finalidades: um momento de pausa, um ritual, um ato de autocuidado ou a contemplação de uma história. Sua flexibilidade em estar presente em diferentes momentos da história do mundo e em fases da nossa vida deixa o seu sabor ainda mais inebriante. Esperamos que você se aventure nos cheiros e sabores dos chás, permitindo-se viver uma experiência incrível.

Para começar, que tal conhecer a nossa loja online oficial e descobrir mais sobre os tipos de chás e os sabores exclusivos Twinings

Visite o site

Recomendado para você

Tudo sobre chá - 6 de novembro de 2023

3 séries para assistir enquanto aprecia uma xícara de chá

Uma boa série tem o poder de nos transportar para dentro de sua história, permitindo-nos experimentar novos sentimentos e sensações. […]

Tudo sobre chá - 17 de outubro de 2023

Como é feita a tradicional cerimônia do chá no Japão

Se você está lendo este texto, certamente é um amante do chá ou já provou dessa bebida milenar em algum […]

Tudo sobre chá - 4 de setembro de 2023

3 filmes que todo amante de chá precisa ver

Os filmes, assim como os chás, têm o poder de nos fazer conhecer novas culturas e sensações. Muitas vezes, eles […]