Frete grátis em compras acima de R$229,90

WhatsApp

A cultura do chá em diferentes lugares do mundo

Só quem ama tomar uma boa xícara de chá quentinho sabe o quanto esse hábito pode mudar nossos dias ou até mesmo a vida. O chá se faz presente nos detalhes, aproxima pessoas, aumenta o bem-estar, traz novas sensações e preenche nosso dia a dia com sabor e conforto.

Não é à toa que ele se transformou em muito mais que uma bebida, fazendo parte da vida de pessoas de diferentes lugares do mundo. Neste texto, te convidamos a mergulhar de cabeça na cultura do chá, em toda a sua história e magia, que o torna uma oportunidade de silenciar, aprender, compartilhar e embarcar em uma viagem sensorial deliciosa. 

 

A cultura do chá na China 

No país onde o chá nasceu, compartilhar uma boa xícara quente é sinal de prosperidade e união. A China vê no ritual do chá um ato que faz parte da essência do país e está presente em diversos momentos do dia, sendo a bebida mais popular entre os chineses. 

O chá da manhã é o mais importante de todos. Afinal, os chineses acreditam que acordar bebendo uma xícara de chá é essencial para ter um dia próspero. O costume também torna importante sentir e apreciar cada gole, sendo os três primeiros os mais importantes, pois preparam o paladar para receber todos os sabores do chá, as notas aromáticas e a combinação da bebida como um todo. 

O amor pelo chá é tão grande que os chineses têm o costume de tomar a bebida nas grandes casas de chá. No Ocidente, estamos acostumados com cafeterias espalhadas pelas ruas; na China, é comum ver não só a população local, como também turistas do mundo todo parando nas famosas casas de chá para apreciá-lo. 

 

A tradição do chá na Índia 

O chá é uma bebida amada por todo o mundo, e na Índia não seria diferente. O país asiático, conhecido por sua cultura rica e tradicional, consome em média 837 mil toneladas de chá por ano, um número que comprova o quanto a bebida é apreciada pelos indianos. 

Ao andar pelas ruas do país, é comum encontrar casas de chá ou os wallahs chai, pessoas que trabalham preparando e servindo o masala chai, o chá indiano. Mais que uma bebida típica, na Índia o chá é tido como um ritual social e cultural. Quando um anfitrião oferece essa bebida, preparada com especiarias, açúcar e leite, mostra que você é muito bem-vindo. 

Além disso, o masala chai também é uma das maneiras que os indianos encontraram para ter um momento de descanso e aconchego. Na Twinings, acreditamos que todos merecem uma pausa na correria do dia a dia, e nada melhor do que fazer isso por meio de uma deliciosa xícara de chá. Por isso, trouxemos um pouco do sabor dessa receita indiana centenária para o Chá Twinings Indian Chai, misturando chás pretos com um toque de gengibre e canela.

Se você sonha em conhecer a Índia ou adora provar novos sabores e conhecer culturas através da culinária, o Chá Twinings Indian Chai é uma ótima opção para viajar ao país e provar o delicioso masala chai sem sair de casa. 

 

Inglaterra e o costume do chá da tarde 

É impossível falar da cultura do chá sem citar a Inglaterra. A história do chá se entrelaça com a do país, transformando a tradicional hora do chá em uma das características mais icônicas da cultura inglesa. Mas você sabe como esse ritual começou? 

O sucesso do chá na Inglaterra tem grande influência da rainha Catarina de Aragão. Ao se casar com o rei Charles II, a portuguesa levou o hábito de consumir chá diariamente para o país, que antes via a bebida apenas como um remédio. Aos poucos, a sociedade, que tinha o costume de imitar a rainha, transformou o chá em um ritual social da época. 

Porém, o famoso chá da tarde só foi instituído na Era Vitoriana, pela duquesa de Bedford, Anna. O costume foi tornando-se cada vez mais tradicional e formal, a ponto de a rainha Vitória inserir o hábito em sua corte, recebendo convidados reais para o afternoon tea

Nesse tempo, a Twinings of London já era um sucesso. Em uma época em que o café reinava, Thomas Twining viu nos chás da Índia Oriental uma maneira de fazer negócios, criando uma loja de chá renomada. Logo a qualidade da marca chamou a atenção da família real e, em 1837, a Rainha Victoria concedeu o selo de Chá Oficial da Família Real à Twinings. Desde então, seguimos inovando e criando chás como o irreverente Chá Twinings Prince Of Wales, uma combinação original especialmente elaborada para o Príncipe de Gales. 

 

Brasil: o país das infusões de ervas e frutas 

No Brasil, o chá também ganhou o seu espaço. A boa e velha xícara de chá quente tem lugar especial no coração dos brasileiros, mas o chá gelado também caiu no gosto popular, trazendo sabor e frescor aos dias quentes. 

Para entender como essa bebida milenar entrou na vida dos brasileiros, precisamos voltar à época em que o Brasil era colônia, quando as primeiras mudas e sementes de Camellia sinensis chegaram ao país. A partir desse momento, houve muitas mudanças na maneira de plantar, cultivar e beber o chá, mas uma coisa é certa: por aqui, as infusões continuam sendo a maneira preferida de consumir a bebida. 

A Twinings of London chegou ao Brasil em 1997 e logo se adaptou à cultura local, criando novos sabores de infusões com as ervas encontradas em terras brasileiras, por exemplo, o tradicional Chá Twinings de Hortelã, feito a partir das melhores folhas da planta, e o delicioso Chá Twinings de Camomila, criado por nossos master blenders a partir da parte mais doce da flor. 

 

O ritual do chá no Chile 

O chá está presente em diversos momentos do dia: ao acordar, em momentos de pausa ou antes de dormir. Como vimos, essa bebida está inserida na cultura de diferentes países, e um deles é o Chile. 

O país sul-americano também criou o seu próprio jeito de consumir chá. O once é um ritual chileno em que família e amigos se reúnem para compartilhar um tempo repleto de um bom chá e comidas deliciosas. 

No final da tarde, entre o lanche e o jantar, os chilenos costumam ter a sua própria hora do chá, com muita fartura e alegria. Para o momento ficar perfeito, além dos tradicionais pães, uma boa e quentinha xícara de chá não pode faltar no ritual. O once normalmente é relacionado ao número 11, mas há inúmeras teorias sobre a origem do nome e sobre como o ritual começou no país. 

Alguns dizem que o costume veio de outros países e apenas recebeu um toque chileno, enquanto outras pessoas contam que um certo grupo de onze mães se reunia à tarde para jogar conversa fora e tomar chá, popularizando o hábito. Com tantas histórias envolvendo o once, não se sabe ao certo qual é a verdadeira, mas de uma coisa temos certeza: esse ritual social é uma delícia. 

 

Depois dessa leitura, deu vontade de tomar aquela xícara de chá quentinha de diferentes lugares do mundo? 

 

Acesse a Loja Oficial Twinings e experimente novas culturas através dos nossos chás. 

Recomendado para você

Viver bem - 11 de junho de 2024

O chá Twinings perfeito para cada tipo de atividade física

Descubra como combinar os sabores dos chás Twinings com sua atividade física preferida e torne seu momento de autocuidado mais […]

Viver bem - 11 de junho de 2024

Chás e Mindfulness: exercitando o estar presente com o chá

Você já quis estar mais presente no momento atual, sem se preocupar tanto com o que passou ou o que […]

Viver bem - 3 de junho de 2024

Indicações de livros para combinar com o seu chá Twinings

Que tal apreciar o seu chá Twinings preferido enquanto lê um livro? Descubra nossas 5 indicações de livros e chás […]